Apesar do sol pela manhã, domingo deve ser de chuvas e trovoadas no DF

Quem acordou cedo, neste domingo (18/12), e percebeu que o sol deu as caras no céu de Brasília pode segurar a animação quanto a um dia de atividades ao ar livre. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o tempo nublado e chuvoso deve permanecer no Distrito Federal.

Meteorologista do instituto, Dayse Moraes afirma que as pancadas de chuva e trovoadas isoladas vão continuar. “Agora pela manhã, o sol pode até aparecer, porém, entre nuvens”, crava. “Entre a tarde e o início da noite, no entanto, as chuvas devem predominar”, pondera.

A temperatura mínima no ‘quadradinho’ foi de 17°C e a máxima prevista é de 25°C (no Plano Piloto), e de 27°C no DF. Em relação à umidade relativa do ar, o menor índice previsto é de 55%, enquanto o maior é de 95%.

Alerta laranja continua

O aviso de alerta laranja permanece ativo no DF, segundo a especialista do Inmet. Isso por conta da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). “Estamos prevendo sua atuação até esta segunda-feira (18/12)”, afirma. “Além disso, a alta nebulosidade deve manter as chuvas constantes, pelo menos até o Natal”, ressalta Dayse Moraes.

O alerta laranja do Inmet significa que a capital do país pode ter chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, e ventos intensos (60 a 100 km/h). Além disso, existe o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!
Open chat