Policiais militares do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPMA) já estão acostumados com ocorrências nas quais são apreendidas aves da fauna silvestre em criadouros irregulares. O que foi uma grande novidade, foi encontrar em cativeiro uma ave que já tinha sido apreendida e reintroduzida na natureza.
O fato inusitado ocorreu por volta das 10h desta terça-feira (9) na quadra 602 do Recanto das Emas. Os policiais avistaram gaiolas com aves na parede de uma residência. Ao verificarem a regularidade de situação, constataram que eram dois canários da terra e um papa capim baiano, todos da fauna silvestre.
Um dos canários da terra estava com uma anilha que identifica que a ave já havia sido apreendida e reintroduzida em seu habitat. Pelo número de identificação, foi possível constatar que a ave havia sido resgatada e solta no mês de novembro de 2023 na área de mata próximo ao Brasília Country Club.
O responsável pelo local não possuía autorização para criação dos animais e assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). As aves foram levadas para o Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama (Cetas/Ibama).