Buraco do Tatu será liberado ao trânsito na quarta -feira

A obra de recuperação do Buraco do Tatu foi concluída e o local será reaberto ao trânsito a partir do final da manhã de quarta-feira. E com uma novidade: a restauração do Marco zero que será agora exposto para ser visualizado por quem passa. “É um símbolo importante para a história da nossa capital federal que estamos resgatando. O governador Ibaneis Rocha vai estar lá para esse momento tão especial. Pela primeira vez , o Buraco do Tatu passou por um trabalho de recuperação”, contou ao Correio o secretário de Governo, José Humberto Pires.

O trânsito será liberado na quarta-feira. E, na quinta-feira, uma solenidade oficial, 9h30, com o governador Ibaneis Rocha, vai reinaugurar o local.

O pavimento original, da época da construção de Brasília, estava degradado após 60 anos de uso. Foram investidos cerca de R$ 2 milhões nas obras de recuperação.

Na região central do Plano Piloto, as obras de recuperação da pavimentação de concreto do Buraco do Tatu, passagem que liga os eixos Rodoviário Norte e Sul, foram realizadas durante todo o mês de julho. O período foi escolhido para aproveitar as férias escolares e impactar o mínimo possível o trânsito. Em torno de 150 mil motoristas que passam pela via diariamente serão beneficiados.

O Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER-DF) explicou que houve nova concretagem “para eliminar os solavancos [causados] pelas juntas de dilatação”.

Estaca Zero

Conhecida como “Estaca Zero” de Brasília, que serve de referência na ordenação numérica das vias, foi reencontrada durante as obras. Estava escondida abaixo do antigo pavimento de concreto. Em 20 de abril de 1957, o engenheiro e topógrafo Joffre Mozart Parada, então chefe da equipe de topografia da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), fincou no solo do Cerrado, na antiga Fazenda Bananal, o Marco Zero, cruzamento dos eixos rodoviário e monumental, a partir de onde Brasília começou a ser erguida.

Segundo o DER, a Estaca Zero é um patrimônio histórico. Nas rodovias, a principal forma de localização são as placas correspondentes aos marcos quilométricos. Quando há uma placa com a indicação “km 75” informa que aquele ponto da rodovia está situado a exatos 75 km do marco zero.

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