Morgan Freeman abriu a apresentação com um discurso de inclusão. “Nós estamos aqui reunidos como uma grande tribo”, disse Freeman
Começou a Copa do Mundo 2022!. A abertura se iniciou neste domingo (20/11) às 11h40 (horário de Brasília). Uma apresentação emocionante realizada no estádio Estádio Al Bayt, com capacidade para 60 mil pessoas, relembrou temas das antigas copas celebradas em outros países.
Morgan Freeman abriu a apresentação com um discurso de inclusão. “Nós estamos aqui reunidos como uma grande tribo”, disse Freeman. Com uma música em árabe entoando “Sejam bem-vindos”, os dançarinos entraram em uma formação simbólica em que a mensagem era a de que todos são iguais. Freeman no centro simbolizou a união dos povos.
A dança folclórica tradicional da península Arábica, a ardah, foi executada com duas fileiras de homens opostos um ao outro, cada um dos quais com cintos de couro segurando uma espada, e acompanhada por tambores. Os tambores na tradição do golfo tem um duplo propósito: celebrar músicas e cerimônias ritualísticas.
Em seguida, camisas gigantes dos times de futebol, com dois metros de altura, tomaram o centro da apresentação junto com as bandeiras dos países que fazem parte da copa do mundo.
O mascote oficial também foi apresentado no tamanho de 20×16 metros, inspirado no lenço que os árabes usam na cabeça. Jungkook, da banda k-pop BTS assumiu a apresentação musical, seguido pelo cantor catari Fahad Al-Kubaisi.
Com informações: Correio Braziliense
Imagens: Marcos Paulo Lima / CB