Colisão entre dois carros na BR-020, na altura do Córrego do Arrozal

O Distrito Federal atingiu um novo recorde de umidade relativa do ar, neste sábado (5/8), com mínima de 15%, no Gama. A porcentagem foi registrada por volta das 16h pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Antes, a menor umidade foi de 16%, nessa quinta-feira (3/8), no Plano Piloto.

Com temperatura máxima de 31ºC no DF, o pico da baixa umidade ocorreu das 14h às 17h deste sábado. Segundo a meteorologista do Inmet Andrea Ramos, as temperaturas devem aumentar nas próximas semanas e a umidade baixar, com novos recordes em vista.

“Vamos estar com essa atuação de um anticiclone, que é caracterizado por esse bloqueio atmosférico, que ocorre desde julho. Esse fenômeno vai proporcionar a massa de ar seco e oferecer temperaturas elevadas com baixas umidades”, explica a especialista.

Pensando nos cuidados com a saúde da população, o Inmet mantém o alerta laranja para o DF até as 18h30 deste sábado. O aviso é publicado quando a umidade varia entre 20% e 12%, com riscos à saúde, como ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz, e perigo de incêndios florestais.

Segundo Andrea, a temperatura mínima deste sábado atingiu 18ºC por volta das 5h em Águas Emendadas, região de Planaltina, sinal de que o calor começa desde cedo no DF. “A massa de ar seco proporciona aumento da temperatura, diminui a umidade e aumenta a sensação térmica”, completa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!
Open chat