Com umidade de até 90%, DF terá sexta-feira com pancadas de chuva

Os moradores do Distrito Federal terão uma sexta-feira (28/10) com sol pela manhã, mas as pancadas de chuva e trovoadas isoladas ocorrem a partir da tarde. Previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica que umidade relativa do ar fica em torno de 25% a 90%.

Nessa quinta-feira (27/10), houve alerta para tempestades, o que pode se repetir nesta sexta. Segundo a meteorologista do Inmet Andrea Ramos, há risco de haver alagamentos e quedas de árvores. “As características das chuvas de ontem e de hoje não vão se alterar. Elas podem vir acompanhadas desses problemas, e em algum ponto ter queda de energia”, alerta a especialista.

Andrea destaca que a característica da primavera é de temperatura aquecida pela manhã, com pancadas de chuva a partir do meio da tarde. A previsão indica muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas, principalmente em Águas Emendadas e no Gama.

Mesmo com previsão de chuvas até a próxima segunda-feira (31/10), Andrea informa que elas ainda não atingiram a média esperada do mês, que é de 141,8mm. “No Gama, por exemplo, choveu 32mm até ontem, o que representa 25% do esperado para o mês”, contextualiza.

Dicas para pedestres

Não segurar objetos metálicos longos, como varas de pesca e tripés.

Não empinar pipas ou aeromodelos com fio.

Não andar a cavalo.

Não permanecer na água.

Evitar lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios, como pequenas construções (celeiros, tendas ou barracos) e veículos sem capota (tratores, motocicletas ou bicicletas).

Não permanecer em áreas abertas, como campos de futebol, quadras de tênis e estacionamentos.

Não permanecer no alto de morros ou no topo de prédios.

Não se aproximar de cercas de arame, varais metálicos, linhas elétricas aéreas e trilhos.

Nunca se abrigar debaixo de árvores isoladas.

Pedestre: faça a travessia sempre na faixa ou nos semáforos.

Dicas para motoristas

Faça revisão dos pneus, freios, limpadores e faróis do veículo.

Mantenha os pneus calibrados e evite frear quando cair em um buraco para diminuir o efeito do impacto.

Para ter melhor visibilidade, use o ar-condicionado e o desembaçador elétrico traseiro ou abra um pouco os vidros para deixar o ar circular pelo carro.

Se o seu carro não tiver ar-condicionado, separe uma flanela e deixe no interior do veículo, pois às vezes a chuva é tão intensa que fica inviável abrir os vidros.

Reduza a velocidade e mantenha maior distância do veículo da frente.

Mantenha distância mínima de um metro e meio dos ciclistas.

Se houver pouca visibilidade em função de chuva ou neblina, pare e espere as condições do tempo melhorarem, caso possa fazer isso com segurança.

Evite freadas ou mudanças bruscas, pois o acúmulo de água na pista pode provocar a aquaplanagem – situação que ocorre quando os pneus perdem o contato com o asfalto.

Utilize sempre a luz de seta para indicar mudança de direção.

Não passe por locais alagados. Se o condutor não conseguir ver o meio-fio, que tem em torno de 25 centímetros de altura, o ideal é mudar de rota para não perder o veículo e nem arriscar a própria vida.

Em caso de enchente, abandone o veículo assim que o nível de água atingir o batente do carro, pois pode começar a boiar.

Com informações do Inmet, Detran e Defesa Civil do DF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!
Open chat