Acordar com cheirinho de café recém-feito é uma das melhores formas de começar o dia. Com benefícios já conhecidos por gerações, é colocado na rotina como o principal impulsionador da produtividade.
Para marcar o Dia do Café, comemorado na próxima sexta-feira (14), e ensinar sobre esse alimento que faz parte da vida de muita gente, a nutricionista Renata Guirau explica os benefícios, esclarece os mitos e verdades sobre o grão e, de brinde, passa receitas para variar a preparação.
Conhecido por estimular os ânimos, o café ajuda na concentração, alivia o estresse e tem efeito levemente termogênico. Possui vitaminas de complexo B, além de minerais como magnésio e potássio, que atuam no sistema nervoso central.
Segundo Renata, o ideal é fazer seu consumo puro, sem adição de açúcar ou adoçante, para aproveitar melhor todos os benefícios que o café pode trazer à saúde a longo prazo.
“O consumo médio recomendado é de 1 a 4 xícaras de café por dia (de 50ml cada), embora quantidades maiores possam ser bem toleradas por algumas pessoas”, afirma.
De acordo com especialistas, o consumo pode ajudar na prevenção de doenças, como alguns tipos de câncer, diabetes e até alterações neurológicas. Além disso, em pequenas doses, até mesmo pessoas com gastrite ou doença do refluxo bem controladas podem ingerir a bebida.
O café é contraindicado, mesmo em pequenas quantidades, para crianças abaixo de 12 anos. Já as pessoas com ansiedade e hipertensão precisam ficar atentas ao consumo. Somente doses pontuais são toleradas.
Cercado de mitos e verdades, os estudos somam ótimos motivos para não renunciar à bebida na rotina. Entretanto, há quem metabolize a cafeína mais lentamente e, por isso, precise beber menos, além de se atentar ao horário da ingestão.
Mitos e Verdades
Café vicia MITO: a cafeína não vicia e não estimula vícios, como o de fumar, por exemplo.
Grávidas não podem beber café:
MITO: de fato, o excesso de café pode acelerar o metabolismo, tanto da mãe como do feto, mas com moderação, a bebida segue liberada.
Café causa câncer:
MITO: o grão possui antioxidantes que protegem as células. Além disso, não há pesquisas que provem que ele cause a doença.
Café rejuvenesce:
VERDADE: o café tem propriedades rejuvenescedoras, como os ácidos graxos, o linoleico e os óleos essenciais que atuam como anti-inflamatórios e antioxidantes, principalmente na pele.
Café melhora a memória e concentração:
VERDADE: Por ser rico em cafeína, um composto estimulante do sistema nervoso central, ajuda a melhorar a memória e o estado de alerta, além de aumentar a capacidade de concentração e diminuir o sono.
Café ajuda a combater dores de cabeça:
VERDADE: O café possui propriedades anti-inflamatórias e analgésicas que ajudam a diminuir e prevenir a dor de cabeça, incluindo a enxaqueca.