A polícia espanhola interceptou três drones submarinos construídos para contrabandear drogas a partir do Marrocos pelo mar as cápsulas não tripuladas são aparentemente capazes de transportar até 200 quilos de carga. Como parte de uma investigação que durou 14 meses, oito pessoas foram presas nas cidades de Cádiz, Málaga e Barcelona.
A polícia diz que a operação desmantelou uma gangue suspeita de construir os veículos e fornecê-los a traficantes de drogas em toda a Europa.As autoridades espanholas dizem que é a primeira vez que descobrem um veículo subaquático capaz de ser operado sem tripulação.
A Espanha tornou-se um ponto-chave de entrada de drogas na Europa por causa de sua proximidade com o Marrocos — um grande produtor de maconha — e seus laços estreitos com ex-colônias na América do Sul, onde grande parte da cocaína do mundo é produzida.
Com 15 km de largura, o Estreito de Gibraltar, que separa a Europa da África, é uma das rotas preferidas para o tráfico de drogas.
Em abril do ano passado, a polícia prendeu 100 suspeitos de integrarem gangues acusadas de usar lanchas para o transporte de maconha pela região.