A pouco mais de uma semana do Natal, os moradores do Distrito Federal já começaram a planejar a programação das festas e a tendência é que as celebrações natalinas sejam regadas a muita chuva. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a média prevista para o mês é de 241,1mm mas, em 15 dias, já choveu em Brazlândia 81% do esperado, o equivalente a 195mm. O metereologista Heráclio Alves explicou que as precipitações devem continuar durante as festas de fim de ano, já que dezembro é um mês de elevado índice pluviométrico.
“Ainda não emitimos um boletim para as festas de Natal e Ano Novo, mas o esperado é chuva mesmo”, reitera Heráclio. O segundo maior acumulado foi no Gama, que registrou 147,4mm. Depois vem o Plano Piloto, com 146,8mm; o Paranoá com 129,8mm e, por fim, Águas Emendadas com 105mm. “Dezembro é um mês chuvoso, é uma característica típica do período”, define o meteorologista.
Ainda, para esta quinta-feira (15/12), o predomínio é de céu com muitas nuvens e a chuva deve aparecer a qualquer hora do dia. “Com o aquecimento e o aumento das temperaturas, o clima no DF fica abafado e aumenta a chance de chuvas com pancadas e trovoadas isoladas”, reitera Heráclio. Os termômetros da cidade devem oscilar entre 18ºC e 25ºC. Já a umidade relativa do ar varia entre 95% e 60%. “A combinação de calor e umidade ocasiona essas pancadas”, diz.