Os estudantes da rede pública do Distrito Federal estão há dois meses sem receber os novos uniformes escolares. O ano letivo teve início em 23 de fevereiro. A Secretaria de Educação informou que a previsão é distribuir todo o material até o fim de maio.
Quando as vestimentas começaram a ser entregues, em 13 de fevereiro, a previsão era de disponibilizar os kits em abril.
Uma mãe, que não quis se identificar, tem dois filhos matriculados em escolas públicas de Santa Maria. Ela contou que apenas um dos seus filhos recebeu o kit de uniformes. No entanto, ela ainda ressaltou que foram entregues apenas quatro peças – três a menos do que o prometido pelo governo.
“Meu outro filho ainda não recebeu o uniforme e não há previsão. É muito preocupante diante do cenário que estamos vivendo não conseguir identificar os alunos por causa do uniforme”, destacou.
Já para uma supervisora de uma escola pública em Taguatinga, que também não quis se identificar, a instituição na qual trabalha ainda não recebeu os uniformes e não tem previsão para a entrega.
Veja a nota da Secretaria de Educação:
A SEEDF esclarece que o comparecimento à Unidade Escolar sem o uniforme adotado pela Rede Pública de Ensino do Distrito Federal não impede o estudante de participar das atividades pedagógicas, devendo o fato ser devidamente justificado por sua família e/ou responsável legal. Desta forma, nenhum aluno está sendo prejudicado ou impedido de assistir às aulas.
Quando da impossibilidade do uso do uniforme escolar, o estudante deverá traja-se com vestimenta mais adequada possível, de modo a permitir a realização das atividades, em especial as que envolvem a prática de atividades físicas.
Enquanto todos não receberem os novos uniformes, os alunos poderão utilizar o modelo anterior. Já aqueles que estiverem ingressando na rede pela primeira vez poderão ir para a escola sem o uniforme, até que recebam o novo de forma gratuita.