A Coordenação de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Corpatri) da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) efetuou a prisão de um ex-pastor evangélico de 40 anos em Valparaíso de Goiás, cumprindo dois mandados de prisão preventiva. Durante a operação, o suspeito foi surpreendido conduzindo um veículo furtado com placa adulterada.
As investigações apontam que o homem é acusado de cometer pelo menos três assaltos à mão armada em templos evangélicos no Distrito Federal, sendo que em um desses incidentes, subtraiu aproximadamente R$ 75 mil.
Existem indícios de sua participação em outros roubos a igrejas na região do Entorno. De acordo com informações da PCDF, o ex-pastor desempenhou funções em filiais de uma igreja evangélica localizada em Taguatinga e no Céu Azul (GO).
Os crimes ocorreram nos meses de julho e agosto de 2023, abrangendo as regiões administrativas do Gama, Santa Maria e Recanto das Emas. Notavelmente, as ações eram realizadas no início do mês, quando as contribuições dos fiéis eram mais expressivas.
Em uma das situações, o acusado se fez passar por fiel, depositou um envelope no cofre de doações e, em seguida, rendeu o pastor para subtrair dinheiro de uma igreja no Gama. Ele foi indiciado por crimes de roubo majorado, e em caso de condenação, a pena pode atingir até 15 anos de prisão por cada um dos delitos. O indiciado já era considerado foragido do sistema penitenciário, possuindo condenações anteriores por crimes de roubo no Distrito Federal e em São Paulo.