O Ministério da Justiça e Segurança Pública autorizou a Força Nacional atuar no combate do desmatamento, extração ilegal de minério e madeira em áreas de proteção ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Os militares também deverão cuidar para evitar a invasão de áreas federais e combate a incêndios. O apoio tem previsão inicial de 90 dias.
O número de agentes para a operação ainda não foi divulgado, mas está sob o planejamento da Diretoria da Força Nacional de Segurança Pública. A portaria do Ministério da Justiça autorizando a atuação da Força assinada na quinta-feira (6).
A pasta também prorrogou, pela segunda vez, a estadia dos militares no Amazonas em apoio à Operação Arpão I — que trabalha no combate ao crime organizado, narcotráfico e crimes ambientais, na calha do Rio Negro e Solimões. Eles já estão presentes no local desde janeiro. De acordo com balanço da Secretaria de Segurança Pública do estado, foram apreendidos, no ano passado, 3,5 toneladas de drogas ilícitas; 21 toneladas de pescado ilegal; 13 embarcações; 24 armas de fogo; 1,7 mil munições; além de 106 prisões em flagrante.