GDF confirma caso de gripe aviária no Zoológico de Brasília que ficará fechado até 12 de junho

Na terça-feira (3/6), o Governo do Distrito Federal informou a confirmação de um caso de influenza aviária de alta patogenicidade no Zoológico de Brasília. A detecção do vírus ocorreu após o registro da morte de duas aves no local. As amostras foram coletadas em 28/5 e enviadas ao Laboratório Federal de Defesa Agropecuária para análise.

 

Com o resultado positivo, a Secretaria de Agricultura determinou a manutenção da interdição do espaço até o dia 12/6, como forma de prevenção. O prazo poderá ser revisto caso surjam novos registros da doença. A vigilância sanitária será mantida no ambiente, com foco na observação contínua da saúde das aves.

 

Segundo a Seagri, o consumo de carne de frango e ovos segue liberado, desde que os produtos sejam inspecionados, pois a influenza aviária não é transmitida por meio da alimentação. A pasta também reforçou orientações à população para que evite o contato direto com aves mortas ou doentes.

 

Em caso de suspeita, como sinais respiratórios, alterações neurológicas ou aumento incomum de mortalidade entre aves, a recomendação é que a notificação seja feita diretamente à Secretaria de Agricultura, pelo e-mail falecomadefesa@seagri.df.gov.br ou pelo número (61) 99154-1539, que também recebe mensagens por WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!
Open chat