Neste mês, houve uma queda de 21% nas doações de sangue da Fundação Hemocentro de Brasília (FHB), em comparação com março. Até o momento, o Hemocentro tem registrado uma média de 130 coletas por dia. Em março, a média era de 165 doações diárias. Para a manutenção do estoque em níveis adequados, o ideal é que sejam feitas pelo menos 180 coletas por dia.
O instituto está preocupado, pois o tipo sanguíneo B negativo está em nível crítico. Os grupos: O positivo, O negativo, AB negativo e A positivo se encontram em baixa nos estoques. O tipo A negativo está regular, enquanto os grupos B positivo e AB positivo registram estoque adequado.
O Hemocentro abastece toda a rede de saúde pública do DF, além de instituições conveniadas, como o Hospital da Criança, o Instituto de Cardiologia do DF e o Hospital das Forças Armadas. Em 2022, o Hemocentro efetuou uma média de 4.600 coletas de sangue por mês.
Saiba como doar
O agendamento da doação de sangue é obrigatório e deve ser feito pelo site Agenda DF (https://agenda.df.gov.br/organizacao.html?organizacao=37959462). O Hemocentro de Brasília está localizado no Setor Médico Hospitalar Norte (início da W3 Norte), próximo ao Hran e à Fepecs, e atende de segunda a sábado, das 7h15 às 18h.
Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51 kg e estar saudável. Quem passou por cirurgia, exame endoscópico ou adoeceu recentemente, a recomendação é consultar o site do Hemocentro para saber se está apto a doar sangue.
Em casos de gripe, é preciso aguardar 15 dias após o desaparecimento dos sintomas para poder doar sangue. Quem teve covid-19 deve aguardar dez dias após o fim dos sintomas, desde que sem sequelas. Se assintomático, o prazo é contado da data de coleta do exame. Já quem teve contato com pessoa diagnosticada ou com suspeita de covid-19 nos últimos sete dias fica impedido de doar sangue por sete dias após o último contato com a pessoa