Com vento de fraco a moderado e poucas nuvens, o sol forte da manhã desta quinta-feira (27/4) indica como será ao longo do dia, no Distrito Federal. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de temperatura máxima em 29º C. No terceiro dia seguido sem chances de chuva, a umidade relativa do ar deve ficar entrA temperatura mínima registrada foi de 13ºC, em Águas Emendadas, onde há a estação meteorológica de Planaltina. Nessa quarta-feira, a mínima ficou em 11ºC, na mesma região. Esse aumento do calor indica preocupações com a saúde da população.
“É preciso continuar se hidratando e passando protetor solar, porque a radiação solar está bastante intensa. No período de pico, entre 12h e 16h, por exemplo, as pessoas precisam evitar fazer exercício físico”, aconselha a meteorologista Dayse Moraes.
Segundo a especialista, o tempo quente deve amenizar no fim de semana, quando há possibilidade de chuva a partir do fim da tarde, no DF. “Deve ser assim no fim de semana, mas na próxima semana começa novamente sem chuva”, afirma.ema.e 40% e 95%.
Cuidados com o corpo
Manter uma boa hidratação (água, sucos naturais, água de coco etc);
Portar, sempre que possível, uma garrafa para reposição de líquidos;
Umedecer periodicamente as narinas e os olhos com soro fisiológico;
Utilizar hidratantes labiais e cremes corporais para evitar ressecamento;
Utilizar umidificador, baldes ou bacias com água ou panos molhados para elevar a umidade do ar em casa;
Manter a adequada limpeza dos ambientes, evitando acúmulo de pó e favorecimento de ácaros e fungos, a fim de reduzir crises alérgicas;
Dar especial atenção às crianças e idosos, monitorando principalmente a questão de hidratação e doenças respiratórias;
Reduzir ou suspender, se possível, as atividades físicas nos períodos mais quente do dia;
Dar preferência a refeições leves;
Usar roupas leves, chapéu ou boné;
Ficar atento a previsão do tempo e, em caso de alerta de baixa umidade, intensificar os cuidados;