Na tarde desta segunda-feira (16), por volta das 16h30, uma equipe de patrulhamento foi designada para a região de Águas Emendadas, em função do aumento no número de focos de incêndio. Ao chegar à Base do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), na Estação Ecológica de Águas Emendadas (ESECAE), os policiais perceberam que a janela do local estava quebrada e aberta, enquanto a porta permanecia trancada com cadeado.
Ao inspecionarem as instalações, a equipe encontrou um homem desconhecido dentro da base. O invasor havia improvisado um alojamento no local, onde se alimentou, utilizou eletrônicos e tomou banho. Questionado pelos policiais, ele confessou que utilizou uma barra de ferro para quebrar o vidro da janela e invadir o local.
Durante a varredura na área externa, a equipe também localizou um cachorro com sinais vitais bastante fracos. Após avaliação inicial, os policiais chegaram à dedução de que o animal havia sido agredido com uma paulada.
O homem foi detido e conduzido à 16ª Delegacia de Polícia (DP), onde confessou, além da invasão do local, ter retirado a vida do animal.