Com o objetivo de competir com o Twitter, na última quarta-feira (5) o Instagram lançou sua própria rede social de textos curtos, chamada Threads. O aplicativo já está disponível no Brasil e pode ser baixado na Play Store, App Store ou pelo site threads.net. O lançamento foi feito em mais de 100 países, incluindo o Brasil, mas excluindo a União Europeia. A Comissão de Proteção de Dados da Irlanda, que regula questões de privacidade na UE, afirmou que o Instagram não lançará a plataforma dentro do bloco devido à falta de conformidade com a lei europeia de privacidade.
Os usuários podem acessar o Threads usando a mesma conta do Instagram. Com mais de 2 bilhões de usuários na rede social de fotos, a nova plataforma tem a oportunidade de começar com uma base de usuários sólida
Estima-se que o Twitter tenha cerca de 300 milhões de contas ativas, embora esse número não possa ser verificado desde que Elon Musk comprou a plataforma.
Os usuários do Threads podem publicar textos de até 500 caracteres, o que é 220 caracteres a mais do que o limite do Twitter. O app também permite o compartilhamento de fotos e vídeos de até 5 minutos. Os usuários do Instagram terão a opção de levar seus seguidores e selo de verificação para a nova plataforma.
O aplicativo da Meta solicita acesso a informações pessoais, financeiras, dados de saúde e condicionamento físico, bem como mensagens de outros aplicativos. Essas informações não são coletadas pelos concorrentes, como o Twitter.