No DF – Condenadas, árvores do Parque da Cidade oferecem riscos aos frequentadores

Levantamento feito pela Novacap revela que mais de 100 árvores do Parque da Cidade correm risco de cair. Pinheiros com o tronco podre receberam marcação e placas para evitar acidentes, como o que ocorreu no ano passado

As fortes chuvas e o maior movimento de visitantes no feriado de Páscoa reacendeu o alerta para acidentes no Parque da Cidade. Em maio do ano passado, a queda de um pinheiro podre atingiu um adolescente de 15 anos e jogou luz sobre os problemas do local, muito utilizado para piqueniques e churrascos. Quase um ano depois, um levantamento feito pela Novacap revela que mais de 100 árvores estão com risco de cair.

Os pinheiros próximos ao estacionamento 4 do parque, no sentido Setor Sudoeste, receberam marcações e sinalizações atentando sobre o perigo de queda de galhos. As árvores do local fazem sombra sobre churrasqueiras e parquinhos, além da ciclovia. No local há trânsito de pedestres, ciclistas e visitantes do parque, que são alertados por placas a não fazer uso de redes de balanços no ambiente.

De acordo com a Secretaria de Esporte e Lazer do DF, encarregada pela manutenção da vegetação do parque, os pinheiros que receberam a demarcação com “X” foram sugeridos para receber uma avaliação de técnicos da Novacap. A intenção seria extrair as árvores. Além disso, foi solicitado o isolamento do local aos órgãos competentes visando a segurança de quem frequenta o local.

Durante uma reunião entre a Novacap, a Administração do Parque e integrantes da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SUPAC-DF), por se tratar de área tombada, foi sugerida a elaboração de um plano de manejo, a fim de coordenar a melhor solução para o problema. Trocar os pinheiros por árvores típicas do cerrado é o plano inicial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!
Open chat