Neste mês das mulheres, a Polícia Civil do Distrito Federal – PCDF ressalta sua luta diária na proteção das mulheres. Um serviço de destaque é oferecido nos Núcleos Integrados de Atendimento à Mulher – NUIAM.
O objetivo é enfrentar a violência contra a mulher em parceria com instituições governamentais, iniciativa privada e sociedade civil organizada. No DF, atualmente, são seis NUIAMs: 6ª DP – Paranoá; 11ª DP – Núcleo Bandeirante; 29ª DP – Riacho Fundo; 38ª DP – Vicente Pires; Deam I – Asa Sul; e DEAM II – Ceilândia. O atendimento acontece segunda e quarta-feira, das 13h às 18h. Já o NUIAM da DEAM I tem atendimento de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h. O NUIAM busca prestar um atendimento mais humanizado e eficiente para melhor amparar a mulher e proporcionar a ela condições para interromper o ciclo de violência.
Os principais serviços prestados são: registro de ocorrência policial em ambiente reservado, distinto do plantão policial, garantindo maior privacidade à mulher; atendimento psicossocial, prestado por psicólogos e assistentes sociais, bem como estagiários dessas áreas, em ambiente privativo de modo a preservar a intimidade da mulher, com possibilidade de acompanhamento psicológico, caso necessário, dando sequência ao atendimento inicial de acolhimento; e atendimento jurídico para orientações às vítimas em questões de direito criminal e de família.