A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) desencadeou, na manhã desta sexta-feira (2/6), a operação Gaia e prendeu 11 pessoas pelo crime de parcelamento irregular de solo. A ação foi coordenada pela Delegacia do Meio Ambiente (Dema) e contou com o apoio da Divisão de Operações Aéreas (DOA), do Instituto Brasília Ambiental (Ibram) e da Secretaria DF Legal.
A ação foi realizada em Sobradinho, no Condomínio Rural Bougainville, localizado na chácara 21 do Núcleo Rural Sobradinho I, e ao redor do condomínio, sendo que todo o local é Área de Proteção Ambiental da Bacia do Rio São Bartolomeu.
Segundo as investigações, os acusados pretendiam usar a área para fins urbanos sem a autorização dos órgãos legais, como casas. Foram apreendidos um gerador de energia, uma retroescavadeira, uma patrola (espécie de trator) e cerca de 80 metros de mangueira. Os objetos estavam sendo utilizados para retirar águas das nascentes. De acordo com a apuração policial, ao menos quatro construções estavam em andamento.
Os 11 presos foram autuados pelo crime de alteração de local especialmente protegido e podem pegar de 1 a 3 anos de reclusão, além de multa.