A Polícia Militar do Distrito Federal, por meio das equipes do GTOP35 e do XII CTAM realizou uma operação de combate ao crime no Setor Norte da Cidade Estrutural, na noite de ontem, 20 de novembro de 2024, que resultou em múltiplas prisões e apreensões. Durante patrulhamento tático, as equipes receberam um alerta do COPOM (190) sobre disparos de arma de fogo em um prédio na região, o que motivou a rápida mobilização das equipes para o local.
Ao chegarem à área indicada, os policiais conseguiram localizar e abordar os suspeitos envolvidos nos disparos. Durante a revista e as diligências subsequentes, foram encontrados, além das armas de fogo, cinco pássaros silvestres mantidos em condições ilegais, em gaiolas. Entre os detidos, destacam-se três indivíduos com passagens anteriores por crimes graves, incluindo tráfico de drogas, roubo e porte ilegal de armas.
Os detalhes da operação revelaram a complexidade do caso: um homem de 24 anos, com mandado de prisão em aberto por tráfico de drogas, foi preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo, portando uma pistola calibre 7.65mm. Também foi detido um outro maior de 22 anos, que, além de ser preso por crime ambiental, possuía passagens por tráfico e furto qualificado e um rapaz de 18 anos, com MBA em aberto da época que era menor de idade, além de um menor um de 15 anos, ambos envolvidos em atos infracionais, incluindo porte ilegal de arma de fogo, roubo e outros crimes.
A ação também se destacou pelo resgate de cinco aves silvestres mantidas de forma ilegal. As aves foram imediatamente encaminhadas para os cuidados do órgão competente, garantindo a proteção do meio ambiente e o cumprimento das leis ambientais.
A Polícia Militar do Distrito Federal reafirma seu compromisso com a segurança pública e com a preservação ambiental, destacando que a operação resultou na apreensão de um revólver calibre .38, uma pistola Taurus PT57S calibre 7.65mm, 12 munições, entre elas, de calibres .38 e .32, além dos cinco pássaros silvestres.