A Polícia Civil do Distrito Federal— PCDF, por meio da 19ª DP, durante operação deflagrada nesta manhã (29), com o apoio da Polícia Civil do Rio Grande do Sul— PCRS, realizou a prisão de três pessoas acusadas de aplicar o golpe do nudes e extorquir vítimas.
Segundo as investigações, os criminosos utilizavam perfis falsos em redes sociais para iniciar conversas com as vítimas, no intuito de conquistar a confiança delas e, assim, solicitar fotos íntimas. Em seguida, um falso policial entrava em contato, alegando que a vítima havia se envolvido com uma menor de idade para exigir pagamento e evitar a divulgação das imagens. “Inclusive, havia um indivíduo que se passava por delegado de polícia para extorquir as vítimas que residem no Distrito Federal”, destaca o delegado Allan Ricardo, da 19ª DP.
Na manhã de hoje, a Polícia Civil do Rio Grande do Sul cumpriu mandados de prisão preventiva em Gravataí e Porto Alegre, que resultou na prisão de um homem, de 31 anos; uma mulher, de 34 anos, e um segundo homem, de 40 anos. Os dois últimos foram localizados e presos na capital.
A investigação, iniciada pela PCDF, identificou que os suspeitos atuavam em diversas regiões do país, causando prejuízos financeiros e emocionais a inúmeras vítimas.
A prisão dos envolvidos representa um importante passo no combate a esse tipo de crime, que tem se proliferado nas redes sociais. A Polícia Civil alerta a população para os riscos de compartilhar fotos íntimas com desconhecidos e reforça a importância de denunciar qualquer tipo de extorsão