Nesta quinta-feira (14), a Polícia Civil do Distrito Federal, por meio do trabalho investigativo de equipe da 29ª DP (Riacho Fundo), deflagrou a Operação Retomada para combater o tráfico ilícito de entorpecentes, realizado na Praça da QN 8F – Riacho Fundo II/DF, bem como devolver à comunidade o espaço público utilizado pelos traficantes.
Na ação, cinco criminosos foram presos em cumprimento a mandados de prisão preventiva. Também foi apreendida uma adolescente e um casal foi preso pelo crime de tráfico de drogas.
Os policiais civis apreenderam diversas porções de maconha, cocaína e crack, já fragmentados para a venda; celulares; máquinas de cartão; e um simulacro de arma de fogo.
Após as investigações, a Seção de Repressão a Drogas – SRD, da 29ª DP, produziu minucioso relatório demonstrando que os cinco investigados associaram-se de forma estável e permanente para a venda de entorpecentes na Praça de QN 8F, Riacho Fundo II/DF, transformando algumas residências em bocas de fumo.
O endereço é conhecido por ser uns dos berços de uma facção criminosa local, com histórico de alta periculosidade, não sendo descartada a hipótese de os investigados serem integrantes dessa facção. Diante da investigação, o juiz da 2ª Vara de Entorpecentes de Brasília expediu os cinco mandados de prisão preventiva e nove mandados de busca e apreensão nos endereços a eles vinculados. Conforme apurado, os investigados seriam reincidentes na prática de crimes, em especial, o tráfico de drogas. Participaram da Operação Retomada cerca de 80 policiais civis.
Houve também o apoio da Divisão de Apoio Logístico e Operacional – Dalop/Depate, da Divisão de Operações Especiais – DOE e da Seção de Operações com Cães – SOC/DOE.