Operação Sossego autua 34 motoristas e apreende bicicleta com motor a combustão no Areal
O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), com o apoio da Polícia Militar, promoveu, na noite de terça-feira (19), mais uma edição da operação Sossego, no Areal, entre 21h e 23h. A ação tem como objetivo reforçar a segurança viária e reduzir a poluição sonora provocada por motocicletas com escapamentos adulterados.
Durante a operação, foram feitas 160 abordagens, resultando em 34 autuações por diferentes infrações de trânsito. Entre elas, destacam-se cinco casos de alcoolemia, 11 escapamentos alterados, cinco condutores inabilitados e um com Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida. Além disso, 12 autos de infração foram lavrados por motivos diversos.
O destaque da ação foi o flagrante de uma bicicleta equipada com motor a combustão e acelerador, removida por ser classificada pela legislação de trânsito como ciclomotor. Para conduzir esse tipo de veículo, é obrigatório possuir CNH ou Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC), além de cumprir as demais exigências legais, como o registro no órgão de trânsito.
De acordo com o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, Bruno Baruque, a ação tem caráter contínuo e busca preservar vidas: “A operação Sossego é uma iniciativa permanente que alia fiscalização e educação, com foco na redução de acidentes e no combate à poluição sonora provocada por veículos com descargas irregulares”, destacou.
A legislação prevê penalidade para quem circula com veículos em desacordo com as normas. De acordo com o artigo 230, inciso XI, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conduzir veículo com descarga livre ou silenciador de motor defeituoso é infração grave, sujeita a multa e retenção do veículo para regularização.
A população pode colaborar com as ações de fiscalização por meio de denúncias junto à Ouvidoria, pelo telefone 162 ou no site Participa DF.