A partir de junho os pagamentos das passagens de ônibus urbanos com dinheiro não serão mais aceitos no Distrito Federal. Haverá uma campanha para orientação do passageiro e um decreto do governador Ibaneis Rocha para disciplinar a aplicação do novo sistema.
A suspensão do pagamento em espécie será gradativa, segundo informou hoje (09) o secretário de transporte e Mobilidade (Semob), Zeno Gonçalves.
Em entrevista concedida ao programa Bom Dia DF, da Globo, ele afirmou que a medida será para todo o sistema de transporte urbano. O objetivo, entre outros fatores, é de garantir a segurança dos cobradores e agilizar a entrada dos passageiros nos veículos.
Os ônibus terão o validador para pagamento com cartão de débito e crédito. De acordo com o secretário, toda a frota já está preparada para esse tipo de sistema e já poderia ser adotado. “Essa forma de pagamento existe em várias cidades brasileiras~, pontuou.
De acordo com o secretário, será emitido também um cartão de mobilidade avulso. Caso o usuário tenha interesse, esse cartão poderá ser transformado em permanente.
O cartão de mobilidade permite o acesso no mesmo dia em três diferentes linhas ao custo de R$ 5,50, que é o maior valor da tarifa no Distrito Federal.
Zeno Gonçalves também informou que deverá ser criada um corredor exclusivo para ônibus entre São Sebastião e o Jardim Mangueiral.
“No segundo semestre vai começar essa faixa”, garantiu. Zeno Gonçalves. Ele garantiu que a faixa exclusiva vai melhorar o trânsito para os ônibus e dar mais rapidez para o usuário chegar no seu destino.