A 2ª DP – com o apoio da PMDF, DETRAN, DALOP/PCDF, unidade de cães da DOE/PCDF, Diretoria de Segurança da UNB–, deflagrou a operação “Chacrinha” em combate ao tráfico de drogas na Asa Norte.
Ao todo, sete pessoas foram presas em flagrante e por cumprimento de mandados de prisão. Ainda, outras sete pessoas foram autuadas por uso de droga para consumo próprio.
A operação ocorreu no local conhecido como “Chacrinha da UNB” situado na Quadra 612 Norte, ponto amplamente conhecido como de intensa criminalidade, notadamente por ser voltado ao tráfico e uso de drogas e receptação de produtos roubados e furtados
Por meio de ações prévias de monitoramento e levantamentos investigativos, pôde-se identificar traficantes e usuários de drogas. As investigações já apontavam evidente estrutura de organização criminosa no referido local, operando, de forma estável, permanente e coordenada para viabilizar o tráfico de drogas.
Constatou-se que as maiores quantidades de entorpecentes estavam sendo escondidas nas áreas arborizadas, afastadas do local, sendo acessíveis somente por membros selecionados dessa organização criminosa.
Outros membros foram identificados por terem o papel de lidar com as transações financeiras (como o recebimento do dinheiro), enquanto uma terceira parcela, encarregada de atrair e conduzir os consumidores em busca das substâncias ilícitas.
As drogas estavam sendo vendidas tanto a usuários de outras localidades do DF que passavam no local, geralmente de carro, para comprá-las, como também a usuários da própria Asa Norte. Destaque-se que a maioria dos crimes praticados na Asa Norte têm correlação com usuários de drogas que, em razão do vício, os praticam.
No local, foram apreendidas significativas quantidades de maconha, crack, além de várias balanças de precisão, facas e elevada quantidade em dinheiro.
Parte das porções de drogas foi localizada justamente nos matagais mencionados, em decorrência da ação de cães farejadores.
Os autuados responderão pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico de drogas, cujas penas máximas podem chegar até 25 (vinte e cinco) anos de reclusão. Ainda, foi dado cumprimento a dois Mandados de Prisão no local, um destes, por um homicídio qualificado recentemente praticado na região da Estrutural. As operações policiais continuarão!
Várias das pessoas presas já tinham diversas passagens policiais, dentre estas, por furtos, roubos, receptação, violência doméstica, lesão corporal e homicídio qualificado.