A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio do trabalho investigativo da 4ª DP, deflagrou a Operação Thirty-Eight, nessa quinta-feira (29), para dar cumprimento a mandado de busca e apreensão.
A ação voltada ao combate contra a violência doméstica e familiar contra a mulher,contou com o apoio de duas equipes da Divisão de Operações Especiais (DOE). Durante a operação, um homem, de 39 anos, foi preso em residência, na QR 38 dp Guará II, durante cumprimento a um mandado de prisão expedido pela Vara de Execuções Penais do Distrito Federal (VEP). Segundo apurado, o homem foi condenado pelo Juizado de Violência Doméstica e Familiar do Guará pelo crime de lesão corporal no âmbito da Lei Maria da Penha. Após a prisão, o investigado foi levado para a carceragem do DPE, onde permanece à disposição da Justiça.
O delegado-chefe adjunto da 4ª DP, Johnson Kenedy, reforça a importância da denúncia como ferramenta fundamental no combate à violência doméstica e familiar contra a mulher. Qualquer pessoa que presencie ou tenha conhecimento de um caso de violência contra a mulher pode e deve denunciar. A PCDF conta o Disque-Denúncia (197) e canais online no site oficial: As vítimas de violência doméstica e familiar contra a mulher também devem registrar ocorrência em qualquer delegacia de polícia do Distrito Federal, inclusive online, pelo site da PCDF: https://delegaciaeletronica.pcdf.df.gov.br/.
A PCDF tem o compromisso de combater a violência doméstica e familiar contra a mulher com rigor e profissionalismo. A instituição conta com uma estrutura especializada no atendimento às vítimas, incluindo as Delegacias Especiais de Atendimento à Mulher (DEAM) e os Núcleos Integrados de Atendimento à Mulher (NUIAM). A PCDF destaca que a denúncia é o primeiro passo para romper o ciclo de violência. Denunciar é um direito e uma forma de proteger a vida de mulheres em situação de violência.