A Polícia Civil do Distrito Federal, por meio do trabalho investigativo da Delegacia de Repressão aos Crimes contra os Animais – DRCA, vinculada à Coordenação Especial de Proteção ao Meio Ambiente, à Ordem Urbanística e ao Animal—Cepema deflagrou, nesta manhã (13), a Operação São Francisco, de combate ao crime de maus-tratos a animais, especialmente cães, em vários endereços localizados em Ceilândia e no Recanto das Emas.
Cinco equipes policiais fizeram a checagem de 25 denúncias envolvendo informações de cães em situação de abuso, crueldade, privação, mutilação, abandono e e moradia em ambientes sem higiene, luz, água e ou alimentação. Durante as diligências, os investigadores localizaram oito cães em situação de maustratos, sendo um deles imediatamente encaminhado a um hospital veterinário para atendimento; três deles resgatados e cinco animais entregues a pessoas em condições de cuidar, proteger e oferecer tratamento adequado para garantir o bem-estar desses cães. “A operação deflagrada nesta manhã, obtjetivou, além de apurar denúncias, proteger e combater o crime de maus-tratos a animais, mas também divulgar o trabalho que vem sendo realizado pela nova unidade policial (DRCA)”, destaca o delegado-chefe da DRCA, Bruno Ehndo.
De acordo com o delegado, a delegacia tem também a atribuição de realizar ações preventivas junto à sociedade, para que os animais não sejam maltratados ou expostos a situações de vulnerabilidade, além das ações de combate aos crimes. “É necessário proteger esses animais, investigar denúncias e prender envolvidos nessa prática criminosa, de modo que sejam, ainda, responsabilizados penalmente”, completa. Caso sejam condenados pela Justiça do DF, os envolvidos poderão ficar de doia a cinco anos na prisão e/ou participar de ações públicas junto à comunidade para falar sobre a importância do bem-estar dos animais. Segundo relatório recente produzido pela Polícia Civil do DF, mais de 90% das ocorrências de maus-tratos de animais no Distrito Federal envolvem cães e gatos, ppor esse motivo, a DRCA está empenhada em realizar operações recorrentes em todo o DF para diminuir a prática de crimes. O operação foi denominada de São Francisco em homenagem a São Francisco de Assis, protetor dos animais e padroeiro da ecologia.