A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC), deflagrou a Operação Vindima para desarticular uma organização criminosa especializada em extorsão virtual. A ação ocorreu em Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul, com o apoio da Polícia Civil do Rio Grande do Sul (PCRS).
As investigações comprovaram que o grupo, liderado por indivíduos reclusos no sistema prisional, utilizava plataformas de relacionamento online para aliciar e extorquir vítimas, principalmente homens, com alto poder aquisitivo. “Após estabelecer contato e ganhar a confiança das vítimas, os criminosos convenciam-nas a enviar fotos íntimas.
Com posse do material, iniciavam um processo de extorsão, ameaçando divulgar as imagens caso não recebessem um pagamento de R$ 20 mil, explica o delegado Eduardo Del Fabbro, da DRCC. Durante a operação, sete mandados de prisão temporária e cinco de busca e apreensão foram cumpridos.Todos os membros da organização criminosa foram presos, incluindo três que já cumpriam pena por tráfico de drogas e um que estava em monitoramento eletrônico.
Os integrantes do grupo responderão pelos crimes de extorsão, lavagem de dinheiro, corrupção de menor e associação criminosa, com penas máximas, somadas, de 28 anos de reclusão. “Até o momento, cinco vítimas no Distrito Federal foram identificadas, mas a PCDF estima que o número possa ser maior, devido à natureza das plataformas utilizadas pelos criminosos.
A investigação continua para identificar outros membros da organização e possíveis vítimas”, conclui o delegado. A Operação Vindima contou com a importante colaboração da PCRS e resultou na desarticulação completa da organização criminosa, demonstrando o compromisso da PCDF no combate aos crimes cibernéticos e na proteção da população.