A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da 21ª DP, deflagrou a Operação COPPER CABLE, que investiga furtos de fios e de cabos de energia e de transmissão de dados. A alta incidência de furtos do tipo mencionado motivou o início das investigações por agentes da SIG, que identificaram uma organização criminosa que atuava em diversas regiões do DF, especialmente na área da delegacia.
“Foi constatado que o líder da organização atua junto com um comparsa, os quais comandam outros integrantes em segundo escalão. Esses envolvidos residem nas mais diversas cidades do DF e do entorno. Mais adiante, foi
detectada uma segunda organização composta por três reciclagens na Cidade do Guará que funcionam como receptadores dos fios e cobre furtados, vendidos pela primeira Organização Criminosa”, informou a PCDF.
O interesse dos autores no material é essencialmente o cobre que tem preço valorizado no mercado clandestino. Após representação da autoridade policial pelas medidas cautelares, foram deferidas pela Justiça duas prisões, três medidas de monitoramento por tornozeleira eletrônica, dez mandados de busca em apreensão e 12 medidas cautelares de comparecimento em Juízo.
Foram envolvidos 40 policiais entre escrivães, agentes e delegados de diversas unidades em apoio à circunscricional.
Durante a operação foi realizado flagrante de receptação, a autuada era responsável por um ferro velho de reciclagem de lixo, localizado no Guará, onde foram encontradas fiações já derretidas de fios de cobre de origem criminosa. Foram apreendidas centenas de quilos de fios de cobre e de cabos de transmissão de dados de telefonia em uma empressa de reciclagem.