A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) intensifica as buscas por pessoas desaparecidas no Distrito Federal e em todo o país, com a participação na Campanha Nacional de Coleta de DNA de Familiares de Pessoas Desaparecidas. A iniciativa, promovida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), visa coletar material genético de familiares para facilitar a identificação de pessoas desaparecidas através de exames de DNA.
De acordo com a PCDF, a campanha é parte da Política Nacional de Busca de Pessoas Desaparecidas e tem como objetivo principal ampliar o banco de dados genéticos, aumentando as chances de encontrar pessoas desaparecidas, vivas ou falecidas.
Em um caso de sucesso recente, a colaboração entre os Bancos de Perfis Genéticos do Distrito Federal e do Rio de Janeiro foi fundamental para identificar uma vítima desaparecida durante as chuvas devastadoras em Petrópolis.
Entre os dias 26 e 30 de agosto, das 9h às 18h, a coleta de material genético será realizada no Instituto de Pesquisa de DNA Forense (IPDNA) da PCDF. Familiares de pessoas desaparecidas podem agendar a coleta pelo telefone: (61) 3207-4365 ou pelo e-mail: ipdna-desaparecidos@pcdf.df.gov.br.
A coleta de DNA é um procedimento simples, indolor e fundamental para auxiliar nas buscas por pessoas desaparecidas. Ao doar uma amostra de saliva, os familiares contribuem para a resolução de casos que, muitas vezes, permanecem sem solução há anos