Na tarde dessa quarta-feira (5/6), a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), em conjunto com a Neoenergia, deflagrou a Operação Curto Circuito. A ação teve o objetivo de coibir fraudes no consumo de energia em estabelecimentos comerciais. Foram detidos dois proprietários de padarias do DF, sendo o primeiro no Riacho Fundo I e uma segunda em Ceilândia.
Os nomes dos estabelecimentos não foram divulgados.
De acordo com a PCDF, ao tomar conhecimento da ação delituosa, a PCDF, juntamente com técnicos da Neoenergia, diligenciou e flagrou o furto de energia. Os proprietários das panificadoras foram encaminhado à delegacia para a adoção das medidas cabíveis.
No caso do Riacho Fundo I, o estabelecimento já apresentava um histórico de inadimplência com a empresa de energia, teve o corte de fornecimento de energia realizado. No entanto, a panificadora continuou operando normalmente, utilizando-se de uma ligação clandestina para obter energia de forma ilegal.
Em Ceilândia, um relógio/medidor clandestino, fora do padrão da empresa, foi encontrado no local, possivelmente utilizado para simular a regularidade do fornecimento de energia.
A empresa fornecedora de energia elétrica informou que a dívida da padaria em Ceilândia chega a R$ 250 mil. Somando os débitos de outras unidades da mesma empresa, o valor total ultrapassa R$ 850 mil.
A Neoenergia ressaltou a importância da parceria com a PCDF no combate a fraudes no consumo de energia. A empresa afirmou que outras operações para combater tais atos serão realizadas continuamente em todo o Distrito Federal.