PCDF prende extorsionário que ameaçou matar usuário por dívida de drogas
A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da 15ª Delegacia de Polícia (Ceilândia), deflagrou nesta manhã (01), a operação Blade, visando o cumprimento de um mandado de prisão e de um mandado de busca e apreensão (MBA) expedidos contra um homem de 48 anos, conhecido pelo apelido de “João do Facão”.
A ação foi realizada na QNN 07, em Ceilândia Norte, residência do autor, onde ele foi localizado e não apresentou resistência à prisão.
As investigações revelaram que, no mês de junho/2025, uma mulher de 33 anos havia entregado sua bicicleta para seu irmão, de 28 anos, usuário de drogas e em situação de rua, a levar para conserto. Contudo, ele acabou sendo coagido sob grave ameaça a entregar o bem ao autor, como forma de quitar uma suposta dívida de R$ 300,00 (trezentos reais) relacionada à compra de entorpecentes.
Com medo do autor, o irmão entregou a bicicleta. Dias depois, ao tentar reaver a bicicleta, a proprietária foi até a casa do autor, que admitiu estar com o objeto e passou a exigir o pagamento da dívida para devolvê-lo. Durante a conversa, ele afirmou ser traficante, ameaçou matar o irmão da vítima caso o valor não fosse quitado e agiu com agressividade, simulando estar armado e gesticulando de forma intimidatória.
Durante a investigação, a equipe da 15ª DP identificou o autor, que já possui 13 inquéritos policiais anteriores, incluindo crimes como tentativa de homicídio, furto, roubo, corrupção de menores e violência doméstica e, mesmo em cumprimento de prisão domiciliar, o investigado continuava praticando crimes na comunidade.
Após sua identificação, fora representado pela decretação de sua prisão preventiva e pela expedição de mandado de busca domiciliar para seu endereço. As medidas foram deferidas e restaram cumpridas quando da deflagração da operação. A bicicleta, avaliada em aproximadamente R$ 1.500,00 (mil e quinhentos reais), não foi localizada durante o cumprimento do MBA.
A PCDF solicita que qualquer pessoa que tenha informações sobre o paradeiro do objeto entre em contato de forma anônima pelo número 197 – Disque-Denúncia da PCDF. O investigado foi conduzido para a 15ª DP, onde teve cumprido seu mandado de prisão. Foi indiciado pela prática de dois crimes de extorsão. Somadas as penas podem chegar aos 20 anos de prisão.
Ele foi recolhido à carceragem da DCCP, onde permanecerá à disposição da justiça. A ação foi denominada Blade (lâmina, em inglês) faz referência ao apelido do investigado e ao seu histórico criminoso.