O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) realizou, na noite de quarta-feira (20), mais uma Operação Sossego. Dessa vez, as ações de policiamento e fiscalização foram realizadas em dois pontos em Vicente Pires. Durante a operação, foram realizadas 110 abordagens, entre as quais foram identificadas sete motocicletas com escapamentos alterados.
Os agentes de trânsito ainda autuaram oito condutores inabilitados, três condutores com Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida há mais de 30 dias e 12 veículos e motocicletas foram removidos ao depósito de Taguatinga.
As Operações Sossego têm como foco coibir o excesso de ruídos dos escapamentos das motocicletas, causando poluição sonora e prejuízos à população no seu horário de descanso. Além disso, os agentes observam as situações de irregularidades nas motocicletas que possam trazer risco aos demais usuários da via.
Motociclistas embriagados
Chamou a atenção do Departamento a quantidade de pessoas conduzindo motocicletas embriagadas. As equipes realizaram 30 testes com o etilômetro, flagrando quatro motociclistas e outros três condutores embriagados ou que se recusaram a realizar o teste.
“Mesmo focando na irregularidade dos escapamentos das motocicletas, os agentes verificam as condições dos condutores, documentação e condições gerais das motocicletas. Quando se verifica atitudes suspeitas de outros condutores ao avistar a operação, os agentes também realizam abordagens, para que todos possam ser fiscalizados”, ressaltou o coordenador Regional de Policiamento de Fiscalização de Trânsito Oeste, Wesley Cavalcante.