A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da 18ª Delegacia de Polícia, deflagrou, na manhã de hoje (22), a Operação Hadúr e prendeu um dos integrantes de uma associação criminosa, composta por prestadores de serviços a empresas de telefonia.
O homem é acusado de furtar cabos de energia de torres de telefonia em Brazlândia. As investigações tiveram início após um furto ocorrido no dia 28 de junho em uma torre de telefonia no Núcleo Rural Alexandre Gusmão, em Brazlândia.
As imagens das câmeras de segurança, aliadas ao rastreamento de um veículo utilizado pelos criminosos e à análise de dados fornecidos pela empresa responsável pela torre, permitiram à 18ª DP identificar os autores do crime.
O suspeito preso hoje, além de participar do furto em Brazlândia, também é responsável por outros dois furtos em uma torre de telefonia localizada na Quadra 102 do Recanto das Emas, ocorridos nos dias 12 e 18 de agosto.
Em cumprimento a mandados judiciais, os policiais civis prenderam o suspeito em sua residência, na QR 407 de Samambaia, e realizaram buscas na casa de outro envolvido em Santo Antônio do Descoberto (GO).
O delegado-chefe da 18ª DP, Fernando Cocito, destacou a importância da parceria entre a polícia e as empresas para a elucidação de crimes como esse. “O furto de cabos de energia e de telefonia é crime emergente e impacta diretamente na vida das pessoas e lucratividade das empresas.
Quando as empresas conversam diretamente com a polícia judiciária e preservam os vestígios, a chance de identificação dos autores aumenta significativamente”, afirmou.
A PCDF segue apurando a participação de outros criminosos nos furtos praticados na torre de telefonia do Recanto das Emas/DF.