A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da 35ª Delegacia de Polícia, realizou a Operação Polícia Amiga em três escolas de Sobradinho II: Centro de Ensino Fundamental Queima Lençol, Escola Classe Morro do Sansão e Escola Classe 17 da Vila Rabelo, nos dias 9, 16 e 20 de maio de 2024.
A ação, em parceria com o Conselho Tutelar de Sobradinho II e a Fercal, promoveu palestras para alunos entre 5 e 12 anos, abordando temas como o abuso sexual infantil e o papel da Polícia Civil na proteção da criança e do adolescente. O objetivo foi conscientizar as crianças sobre as diferentes formas de violência sexual e sobre a importância de denunciar qualquer tipo de abuso
Nas escolas Morro do Sansão e Vila Rabelo, além da palestra, foi realizada uma caminhada com os alunos nos arredores das escolas, com o objetivo de alertar a comunidade sobre a importância da temática e divulgar os canais de denúncia.
A escolha da data para a Operação Polícia Amiga foi estratégica, coincidindo com a proximidade do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio.
A ação reforça o compromisso da PCDF em proteger e promover um ambiente seguro para todas as crianças e adolescentes do Distrito Federal. A corporação busca garantir que todos saibam que podem contar com a Polícia Civil para sua segurança e bem-estar.
A PCDF continua empenhada em iniciativas que visem à educação e proteção da comunidade, especialmente dos mais vulneráveis.