A Delegacia de Repressão aos Crimes Contra os Animais (DRCA) realizou na tarde dessa terça-feira (3) uma operação de resgate que resultou no resgate de seis gatos que estava dentro de um apartamento, localizado no centro de Taguatinga.
O local, segundo testemunhas, é conhecido como “Apartamento do Terror”, em razão do estado crítico dos animais, vítimas de maus-tratos e abandono. A ação ocorreu após denúncias feitas por vizinhos.
Segundo a investigação, o apartamento apresentava condições insalubres e grande quantidade de fezes amolecidas. O local ainda foi dividido ao meio com um tapume improvisado. De um lado, os tutores viviam em aparente tranquilidade com mais dois cachorros.
Do outro lado, em uma área inacessível, sem maçaneta na porta, os seis gatos eram mantidos sem comida e água, abandonados à própria sorte. “Os animais, confinados em um cômodo sem acesso a comida e água, apresentavam sinais de desnutrição severa, desidratação e ferimentos.
Um dos gatos estava completamente sem pelo no corpo, devido à falta de cuidados, situação de abandono e negligência a que foram submetidos”, explica o delegado-chefe da DRCA, Jônatas Silva.
A tutora dos animais foi presa em flagrante e indiciada por maus-tratos, enquanto o companheiro da mulher, ainda não localizado, também será indiciado.
Os seis gatos foram resgatados e estão recebendo tratamento veterinário em um abrigo em Brazlândia. A operação demonstra a importância das denúncias da população e a atuação da Polícia Civil no combate aos crimes contra animais.