A partir de sábado (2/7), perfis do Governo do Distrito Federal (GDF) nos meios digitais ficarão suspensos por conta do período eleitoral. Além de interromper a produção de conteúdo nas redes sociais, secretarias do governo não poderão publicar notícias, usar o slogan, o logotipo e divulgar peças publicitárias.
A interrupção segue a Instrução Normativa nº 04, publicada no início do mês. O documento informa, no entanto, que as páginas nas redes sociais do próprio governo como Gov.df e Agência Brasília, administradas pela Secretaria de Estado de Comunicação, estão autorizadas para continuar com as publicações.
O governo federal encaminhou, nesta semana, um ofício nos mesmos moldes para órgãos do Poder Executivo. Ministérios, secretarias, Casa Civil, Vice-Presidência e outras instituições vinculadas devem ocultar os perfis nas redes sociais até o fim das eleições.
A orientação foi baseada em uma interpretação de resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por entendimento da Advocacia-Geral da União (AGU), para o que o governo chama de período de defeso pré-eleitoral.
O primeiro turno das eleições de 2022 ocorrerá em 2 de outubro. Já o segundo turno será quatro semanas depois, em 30 de outubro.