Neste domingo (3), o Grupamento de Operações no Cerrado (GOC) da Polícia Militar do Distrito Federal realizou uma operação bem-sucedida na região administrativa de Ceilândia, resultando na apreensão de 20 aves silvestres. A ação culminou na lavratura de cinco Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO) pela PMDF
O Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) tem desempenhado um papel crucial no combate a esses ilícitos ambientais, reiterando seu compromisso com a preservação do meio ambiente. As aves apreendidas, incluindo sete canários da terra (Sicalis flaveola), sete baianos (Sporophila nigricollis), quatro coleirinhos (Sporophila caerulescens), um azulão (Cyanoloxia brissonii) e um sabiá laranjeira (Turdus rufiventris), foram encaminhadas para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) do IBAMA para posterior reintegração ao ambiente natural.
Além das aves, foram confiscadas 14 gaiolas, evidenciando a prática ilegal de aprisionamento e comércio desses animais protegidos por lei.
Essa ação da PMDF reflete o compromisso das autoridades em coibir atividades que coloquem em risco a fauna silvestre, além de reforçar a importância da conscientização e fiscalização para a preservação da biodiversidade em nosso país.