Na noite da última sexta-feira (16), uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu centenas de cigarros eletrônicos que estavam sendo transportados dentro de um ônibus que saiu de Foz do Iguaçu/PR com destino a Brasília/DF. A abordagem foi realizada no Recanto das Emas / DF, na BR 060.
Durante a fiscalização, os policiais encontraram seis caixas no bagageiro do veículo, sem a documentação fiscal correspondente. Ao abrir as caixas, descobriram 500 unidades de vape, como o cigarro eletrônico é conhecido. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proíbe a comercialização do produto desde 2009.
Entre os motivos para a proibição do cigarro eletrônico estão o aumento do fumo entre adolescentes e crianças, gerando dependência química e doenças pulmonares. Quem descumpre a regra está sujeito a perder o produto e a responsabilização pelo crime de contrabando, com penas de 2 a 5 anos de prisão.
Além do vape, os policiais encontraram 240 baterias para celular, também sem documentação, configurando o crime de descaminho. Diante do fato, todos os produtos foram apreendidos e encaminhados à Receita Federal do Brasil