Na última de sexta-feira (18) durante fiscalização de trânsito na BR 060 – Recanto das Emas, uma das equipes da Polícia Rodoviária Federal realizou abordagem rotineira a um veículo de transporte coletivo de passageiros. A fiscalização teve como objetivo verificar se os passageiros estariam utilizando o cinto de segurança, bem se o veículo apresentava condições para seguir viagem em segurança.
Durante a verificação do bagageiro do ônibus, o formato e o peso de duas caixas chamaram a atenção da equipe pelo fato do peso ser incompatível com o que constava na nota fiscal, além de divergências nas informações constantes no documento, considerando os produtos sem nota fiscal ou com nota fiscal inidônea segundo a Secretaria de Fazenda do Distrito Federal que acompanhava a equipe no momento. Diante da incompatibilidade, a equipe optou por verificar o conteúdo da caixa e ao abri-la, foi constatado que dentro dela haviam aparelhos celulares e caixas de som produtos de descaminho e de transporte de mercadoria nacional sem nota fiscal.
Os produtos estavam sendo transportados como encomenda num ônibus de linha entre Goiânia/GO a Santa Maria da Vitória/BA.