A Polícia Rodoviária Federal em patrulhamento na BR 070, em Águas Lindas de Goiás/GO, abordou por volta de 15h30 dessa segunda-feira(12) um veículo Fiat/Siena conduzido por um homem de 37 anos e um passageiro de 43 anos. Ao realizar busca no interior do veículo, foram encontrados 39 cartões de crédito e duas máquinas de pagamento eletrônico escondidos em um compartimento interno do carro.
Diante dos fatos, ficou claro se tratar de uma fraude conhecida como golpe do cartão. Nele, enquanto a vítima realiza uma transação no caixa eletrônico, o golpista fica na fila, como se fosse utilizá-lo também. Quando a pessoa encerra a operação e se afasta para ir embora, o criminoso se aproxima e entrega um papel, alegando que teria sido emitido pelo caixa após ela sair. Para dar mais veracidade ao golpe, o papel tem o nome do banco e um número de protocolo, além de solicitar a atualização de cadastro mencionada.
Na sequência, o golpista toma a frente da operação e solicita que a vítima digite a senha do seu cartão, enquanto ele observa. Ao fim da ação, ele retira o cartão do caixa eletrônico e, sem que a vítima perceba, fica com o mesmo e lhe entrega um cartão falso. Os criminosos têm preferência por aplicar o golpe em idosos, aproveitando-se da dificuldade de alguns em se adaptar às atualizações tecnológicas.
Os dois estelionatários foram presos e encaminhados para Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS) de Luziânia/GO.
Fique atento para evitar cair em golpes
• Nunca compartilhe informações pessoais ou financeiras com pessoas que ligam ou mandam e-mail alegando ser do seu banco;
• Certifique-se de que a operação no caixa eletrônico foi totalmente encerrada antes de deixar o ambiente;
• Mude constantemente as senhas de cartões de crédito e de acesso a contas bancárias;
• Em caso de alguma suspeita, informe ao banco e procure a polícia.