Na manhã desta quinta-feira (14/12), a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) cumpriu a Operação Sete Curvas, com o fim de desmantelar uma associação criminosa especializada em roubos de veículos com restrição de liberdade das vítimas condutoras. O trabalho contou com a contribuição da Coordenação de Repressão aos Crimes Patrimoniais (CORPATRI)
Os crimes eram praticados com o emprego de armas de fogo e contavam com a atuação de, no mínimo, três membros. Além disso, os elementos utilizavam um carro de apoio para identificar e monitorar as vítimas eleitas. Após selecionarem o momento mais oportuno, ao menos dois criminosos executavam a abordagem, sempre portando arma de fogo. Em alguns casos, as vítimas eram amarradas e colocadas no porta malas
A fim de tentar garantir ao máximo a impunidade do crime e adiando o acionamento da polícia, os autores mantinham as vítimas em seu poder por tempo considerável e as abandonavam em locais afastados, na região do entorno do estado de Goiás. Além dos veículos , os criminosos subtraíam todos pertences ligados às vítimas, principalmente aparelhos celulares. A maior parte dos crimes se concentrou em Santa Maria e no Gama.
Os veículos roubados passavam por um processo de adulteração para serem posteriormente objeto de comercialização no mercado clandestino ou para serem utilizados no apoio logístico a outras práticas criminosas. Os veículos também eram desmontados para comercialização das peças.
A associação atuava de forma agressiva e as vítimas eram agredidas e ameaçadas de forma constante.