A previsão do tempo para esta quinta-feira (26/5), no Distrito Federal, é de tempo seco e quente ao longo do dia. O céu fica com poucas nuvens e os termômetros podem marcar até 26ºC. Nas primeiras horas do dia, os moradores do Gama, enfrentaram uma temperatura de 12ºC, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A umidade relativa do ar ficou em 90%, mas no período mais quente pode cair a 30%. De acordo com Olívio Bahia, meteorologista do Inmet, essas condições tendem a se manter pelos próximos sete dias. “Seguimos sem alertas e sem grandes mudanças. Pode-se esperar um fim de semana com as mesmas condições desta quinta-feira”, explica.
Risco da baixa umidade
Apesar do clima estável, a situação de baixa umidade no Distrito Federal tem causado preocupação. No último sábado (21/5), o brasiliense enfrentou a menor umidade relativa do ano, com 13% registrado no Gama.
O meteorologista Olívio Bahia avalia que a umidade relativa do ar não precisa de valores muito baixos para ser sentida. “Não precisa de valores extremos. Baixos índices em sequência já podem ser percebidos com sintomas de pele, garganta e narinas secas, entre outros”, explica. Bahia também ressaltou o risco de incêndios nesta época. “Em abril tivemos pouca chuva e com baixa umidade a vegetação fica seca”, afirma.
Em razão da baixa umidade, a Subsecretaria do Sistema de Defesa Civil (SUDEC) havia emitido alerta amarelo – perigo potencial – de baixa umidade para o Distrito Federal. O órgão também listou uma série de cuidados a serem tomados para enfrentar a situação. Confira:
– Manter uma boa hidratação (água, sucos naturais, água de coco, etc). Sugerimos portar sempre que possível uma garrafa para reposição de líquidos.
– Umedecer periodicamente as narinas e os olhos com soro fisiológico.
– Utilizar hidratantes labiais e cremes corporais para evitar ressecamento.
– Utilizar umidificador, baldes ou bacias com água ou panos molhados para elevar a umidade do ar em casa.
– Manter a adequada limpeza dos ambientes, evitando acúmulo de pó e favorecimento de ácaros e fungos, a fim de reduzir crises alérgicas.
– Dar especial atenção às crianças e idosos, monitorando principalmente a questão de hidratação e doenças respiratórias.
– Reduzir ou suspender, se possível, as atividades físicas nos períodos mais quente do dia.
– Dar preferência a refeições leves.
– Usar roupas leves, chapéu ou boné.
– Ficar atento a previsão do tempo e, em caso de ALERTA DE BAIXA UMIDADE, intensificar os cuidados