Barragem na cidade de Jati, no interior do Ceará, recebe água da transposição do São Francisco. Ministério descarta possibilidade de rompimento da barragem.
A tubulação de uma barragem que recebe águas da transposição do Rio Francisco rompeu na tarde desta sexta-feira (21) em Jati, no interior do Ceará. De acordo com o Corpo de Bombeiros, não há relato de pessoas feridas.
O Ministério do Desenvolvimento afirma que, de acordo com as avaliações de engenheiros no local, “não há riscos à infraestrutura da barragem nem a regiões no entorno”. A pasta afirma ainda uma equipe faz a manutenção do equipamento no local. Veja na íntegra a nota do ministério ao fim desta reportagem.
O rompimento da tubulação ocorreu após a abertura de uma comporta da barragem, nesta quinta-feira, após a sangria do reservatório.
Segundo o secretário de Recursos Hídricos do Ceará, Francisco Teixeira, o jato d’água causa uma erosão na área que “aparentemente” não está afetando a contenção da água.
“O que ocorreu é que a tomada d’água apresentou um vazamento, houve um rompimento. Esse jato d’água todinho é devido à pressão. A preocupação é que esse jato está sendo jogado na ombreira da barragem e tem o processo erosivo, que aparentemente não afeta a barragem.”
O secretário afirmou também que o funcionário de uma empresa privada contratada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional foi acionado para fechar a comporta e interromper o fluxo de água. No entanto, o local sofreu uma queda de energia, e as autoridades aguardam a chegada de um gerador para acionar o controle da comporta.