Um bebê recém-nascido foi salvo de engasgo, na manhã deste sábado (7/11), após um bombeiro do Distrito Federal orientar o socorro por meio de telefone. O 1º sargento Silvano atendeu a ocorrência por volta das 10h50, na Central de Operações e Comunicações Bombeiro Militar (COCB).
O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) disse que, do outro lado da linha, uma mulher desesperada tinha nos braços o bebê de 2 meses inconsciente, sem respirar e roxo.
No telefone, o militar que a atendeu passou orientações para a mulher fazer compressões torácicas e dar tapas nas costas da criança. Depois dos procedimentos, o recém-nascido chorou.
Segundo a corporação, atendimentos deste tipo precisam ser rápidos porque, em poucos minutos, a obstrução pode levar a uma parada respiratória, que causa parada cardíaca e a morte da vítima.
A mulher informou ao bombeiro que não havia necessidade de uma equipe se deslocar até a residência. Para o CBMDF, a atitude do militar nesta ação foi uma “demonstração de profissionalismo e empatia”.
O órgão destacou que casos como esse demonstram como o serviço de atendimento pelo telefone de emergência 193 é essencial.
“Ressaltamos a importância de não ocupar as linhas de emergência sem necessidade, gerando congestionamento no sistema e dificultando o atendimento a um chamado real”, pontuou a corporação
Colaboração: Metrópoles.