Levantamento do Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF) aponta o período em que mais pessoas perderam a vida nas vias urbanas da capital.
A sexta-feira é o dia que mais registra morte no trânsito do Distrito Federal, segundo levantamento do Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF).
É no período das 18h às 23h59 que mais pessoas perderam a vida nas ruas internas da capital federal, entre janeiro de 2022 e 17 de maio de 2023. Neste horário, nas sextas-feiras, ocorreram 10 acidentes fatais.
De acordo com o Detran-DF, ocorreram 25 acidentes com morte entre 18h e 23h59 em todo o ano de 2022, sem considerar um dia específico.
Em 2023, até o momento, oito colisões com mortes foram registradas no mesmo horário.
Os números de óbitos no trânsito em outros intervalos são inferiores. Por exemplo, de 0h às 05:59, em 2022, ocorreram 11 acidentes fatais nas vias urbanas do DF.
Já de janeiro a 17 de maio de 2023, não foi registrada nenhuma morte de 0h às 23h59, independentemente do dia. Diante dos dados, o Detran-DF alterou as escalas noturnas dos agentes, segundo o diretor-geral, Marcelo Portela.
“Ou seja, é muito mais importante para o interesse público que esses agentes estejam onde há registro de maior número de acidentes e onde haja um intenso fluxo de veículos”, afirmou o gestor.
O estudo do Detran-DF aponta que, em relação ao dia da semana na noite e madrugada (das 18h às 5h59), há uma prevalência de ocorrências entre sexta-feira e domingo. Nos períodos manhã e tarde, há uma maior concentração de mortes nas segundas e terças-feiras.