A indústria FanTR Technology Resources é a mesma responsável por fabricar os equipamentos instalados no maior túnel do Brasil, o da rodovia dos Tamoios, entre Caraguatatuba e São José dos Campos (SP), com 5,5 km de extensão. O de Taguatinga terá 800 metros de passagem subterrânea.
Por se tratar de uma empresa fixada no Brasil, com montagem e peças nacionais, os técnicos do consórcio que constrói o Túnel de Taguatinga preveem menor custo tanto na compra quanto na manutenção dos equipamentos, quando necessário. Até agora já foram fabricados 11 dos 52 equipamentos.
“Além de não estarmos atrelados à variação do câmbio do dólar, estamos próximos a São Paulo, o que nos dará um tempo de resposta mais rápido quando solicitado”, explica o coordenador técnico de supervisão da obra, Ricardo Simplício.
A obra segue no ritmo planejado e vai revolucionar o trânsito de milhares de veículos que circulam entre o Plano Piloto e Taguatinga, Ceilândia, Sol Nascente e Samambaia.