Com mínima de 15% na umidade, DF terá dia seco e com temperatura alta

Separe a garrafa de água e o protetor solar, porque a umidade relativa do ar vai diminuir ainda mais no Distrito Federal. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a mínima deve chegar a 15% no período da tarde desta quarta-feira (1º/6). Já a temperatura máxima para o mesmo turno ficará em torno de 30°C, não sofrendo muitas mudanças em relação aos dias anteriores.

O meteorologista do Inmet Olívio Bahia destaca que a capital já começa a entrar no período mais crítico da seca conforme chega ao fim do outono. “Quanto mais a gente entra em direção ao inverno, começa a baixar esses valores (da umidade), não só a mínima, mas também o próprio valor máximo”, explica o especialista. O DF registrou máxima na umidade de 85% pela manhã.

Céu com predomínio de sol e poucas nuvens contribuem para o período mais seco e quente durante a manhã e à tarde. No entanto, à noite e de madrugada costuma esfriar. “São dias com o tempo limpo e aberto. Temperatura relativamente quente, porque tem muita radiação solar e não tem nuvem. Noites e madrugadas ficam frias”, ressalta Olívio. A temperatura mínima chegou a 11°C, enquanto a umidade máxima foi de 85%.

A secura deste período do ano requer atenção e cuidados dos brasilienses. O meteorologista destaca que, quanto mais se aproxima o período seco o inverno, aumenta o risco de incêndio. “Cuidado com a limpeza de terreno e com jogar a bituca de cigarro por aí”, pontua Olívio. “Cuidado também quem está fazendo exercício físico. Mesmo aparentemente a temperatura está mais fresca, porque está ventando durante o dia, a radiação está muito intensa. Não tem nuvem para dar uma filtrada”, alerta.

Questionado sobre possíveis mudanças de temperatura e elevação da umidade para o período, Olívio ressalta que a previsão se mantém estável. “São as massas de ar seca que atuam nesse período do ano. Então, até que entre uma frente fria para mudar um pouco e para dar o incremento de umidade ou derrubar a temperatura, o que a gente vê é o tempo como está nesses dias”, avalia o meteorologista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Open chat