Na noite da última terça-feira (21/09/21), a Polícia Civil do Estado de Goiás, por meio do GENARC/17DRP, Delegacia de Polícia de Santo Antônio do Descoberto e GIH/17DRP efetuou a prisão em flagrante de Douglas Ramos da Costa, vulgo “Doguinha”, Gabriel dos Santos Barros, vulgo “Ananás”, Gabriel Nunes de Araújo, vulgo “Gb” e Ythalo Ferreira dos Santos Silva.
Os quatro investigados autuados fizeram viagem de Santo Antônio do Descoberto para o Estado do Paraná na madrugada de sexta feira passada, dia 16/09, com o objetivo de furtarem lojas de smartphones e joalherias naquele Estado, sobretudo na capital Curitiba. Apurou-se que Shoppings de Curitiba, Ponta Grossa e Maringá seriam alvos das ações do grupo, que não conseguiu realizar a empreitada criminosa nesses locais, tendo eles feitos os levantamentos das lojas alvo, porém não iniciaram a execução de tais delitos em virtude de dificuldades encontradas na concretização de seus objetivos, no momento das execuções. Diante disso, os investigados seguiram para Presidente Prudente-SP, sendo monitorados pelas equipes da PCGO desde início de suas ações.
Em referida cidade paulista os alvos iniciaram a execução de furtos no Parque Shopping, oportunidade que Ythalo fora abordado pela segurança do estabelecimento e, com apoio da Polícia Militar local, foi realizada a captura dele, que intencionava invadir uma loja da operadora de telefonia Claro e furtar celulares, sendo que o alarme foi disparado, possibilitando a ação da segurança do Shopping. Diante da situação, com um dos alvos que estava sendo monitorado detido, a PCGO efetuou diligências, logrando localizar e realizar a prisão de Douglas e Gabriel Santos, bem como apreender o veículo utilizado pelo grupo, estando eles no quarto de um Hotel da cidade. Durante vistoria no shopping, equipe da PCGO localizou Gabriel Nunces escondido no estoque/depósito das Lojas Americanas, sendo confirmado que ele estava no local para subtrair os smartphones que estavam no cofre da loja, não alcançando êxito em razão da intervenção policial.
Diante dos fatos, os quatro investigados foram conduzidos à Delegacia de Plantão de Presidente Prudente, onde foram autuados em flagrante pelas práticas dos crimes de tentativa de furto qualificado e associação criminosa, sendo ainda apreendidos o veículo e as ferramentas utilizadas nos crimes.
Ressalta-se que a prisão em flagrante do grupo foi convertida em prisão preventiva, sendo os respectivos mandados todos cumpridos, tendo um dos autuados confessado a prática de mais de 50 (cinquenta) furtos em Shoppings de toda país, sobretudo em São Paulo, sendo alvos dele sempre lojas de venda de smartphones e joias. Por fim, registra-se que a Policia Civil goiana contou com o apoio incondicional da Polícia Civil do Paraná, bem como da Polícia Civil de São Paulo, tendo ainda tido o apoio da PM paulista na captura de Ythalo.
As imagens e os nomes dos investigados estão divulgados em razão da primazia do interesse público sobre o particular, conforme ditames da Lei 13.869/2019 e Portaria nº 547/2021 da Polícia Civil do Estado de Goiás, uma vez que os investigados integram organização criminosa dedicada a prática de crimes dessa natureza com atuação em vários Estados.